03/08/2012

Professores

Os professores são uma classe maltratada , ignorada , espezinhada e vexada. Uma profissão sempre mal recebida e vista por todos. Filho meu não será professor , tudo farei para lhe tirar essa ideia se a tiver.
Com a mudança curricular ( mais uma, quando entra um novo Ministro), há imensos horários zeros, isto é, professores sem turmas e alunos para leccionarem.

Deste modo vão ser dispensados grande parte dos professores contratados , uns há poucos anos , outros há muitos e muitos anos.
Deste modo ficam os professores do quadro de nomeação definitiva que são 13.306 sem horário lectivo e não lectivo ( 22 h de aulas e 13h de actividades).

Porém o Ministro Nuno Crato , veio dizer que todos os docentes vão dar aulas, vão coadjuvar colegas , dar apoio aos alunos, no âmbito das medidas de combate ao insucesso e ao abandono escolar.
Não entendo! É sempre a mesma coisa... Não seria melhor reduzir ao número de alunos por turma , por exemplo para 20 alunos para se ter um melhor conhecimento da massa humana na sala de aula e fazer-se um acompanhamento mais pessoalizado e capaz? Digo eu.

Turmas com 29 alunos é muita gente num quadrado de ensino que se quer profícuo. Menos alunos por turma permitiria que todos os professores tivessem alunos.

Coisas tão simples e fáceis de aplicar mas a Santa Troika mandou poupar na Educação.

Um governo capaz não poupa na saúde , na educação e na justiça . Se o faz não é um governo é uma comissão liquidatária.

JJ