06/06/2013

Clube dos Pensadores recebe Dom Duarte

Joaquim Jorge fundador do Clube dos Pensadores convidou Dom Duarte para estar presente dia 6 de Junho, 5ªfeira , pelas 21:30 no Hotel Holiday Inn . Tema : Monarquia
Dom  Duarte Pio de Bragança é um pretendente ao trono de Portugal, e detentor actual do título de Duque de Bragança, reivindicando direitos dinásticos de ser o Príncipe Real de Portugal e o Rei de Portugal.

Portugal vive  numa República desde o dia 5 de Outubro de 1910.
Uma monarquia constitucional  é um sistema político que reconhece um monarca   eleito ou hereditário como chefe do Estado.

A chefia de Estado é exercida por um monarca que tem o poder moderador . A chefia do governo por um  primeiro-ministro , a ele cabendo o verdadeiro encargo do Poder Executivo e a direção das políticas interna e externa do país, além da administração civil e militar, de acordo com as leis e a Constituição.

Num momento da vida política em que o Presidente da República , Cavaco Silva tem tido uma actuação decepcionante , muitas vezes criticado pela sua inacção.

A maioria dos portugueses não se revêem neste PR e para além da demissão do governo, muitos gostariam que  Cavaco Silva se fosse embora.

Actualmente há uma crise institucional , económica e social . A maioria dos portugueses são republicanos,mas muitos  portugueses veriam com bons olhos o regresso à Monarquia.

O debate tem por finalidade verificar  as virtudes de uma Monarquia em relação a  uma República . Porquê uma Monarquia em vez de uma República?  Porquê um Rei , em vez de um Presidente? A nossa democracia estaria melhor, pior ou como a temos actualmente?

O Clube dos Pensadores em 2013 já recebeu Jorge Miranda reputado constitucionalista , Miguel Relvas  Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares , Belmiro de Azevedo pelo seu 7ºaniversário, charmain da Sonae. Miguel Sousa Tavares escritor e comentador político, João Semedo do BE e no lançamento do livro Pensamentos  do seu fundador,Cândida Almeida.

CdP