10/09/2014

Embate 2 : Costa / Seguro




foto:Expresso/ Luís Barra

Este debate na SIC mostrou mais elevação e não ataques pessoais . Passamos do "tu-tu" para o "país e tu".

Achei que neste debate Costa esteve bem melhor do que no 1.ºdebate e venceu-o pela margem mínima . Estava a jogar em casa . A SIC é o local onde se apresenta todas as semanas para fazer a Quadratura do Círculo.

António José Seguro falou na necessidade de Portugal precisar de um Projecto de Mudança e António Costa falou de um Contrato de Confiança .

O debate teve um momento de grande tensão quando António José Seguro disse a Antánio Costa : « fica-te mal dizer isso ". Ao referir-se que o seu projecto é uma cópia de ideias do PS e não dele. 

Outro momento tenso  aconteceu quando António Costa disse que António José  Seguro fazia o jogo do Governo só divergindo em querer aumentar menos os impostos e cortar menos na dívida.

António José Seguro ripostou dizendo que António Costa  julga-se um predestinado e importante.

Um momento interessante para os portugueses foi salientado por um e por outro como se pode vir a resolver o problema da Dívida Pública .António  Costa sugere um acordo alargado com outros países  europeus para haver uma agenda para o crescimento e consequente flexibilização da dívida , utilizando os fundos europeus . António José Seguro é a favor da mutualização da dívida e baixa das taxas de juro preconizada por Mario Draghi.

Foi interessante António Costa  dizer-se euro-exigente e António José Seguro dizer-se euro-convicto apesar desta crise.

Mais um debate em que a ideia que passa é que António José Seguro não atira a toalha ao chão e luta pelas suas ideias e por vencer. António Costa a jogar em casa , foi clarividente e mostrou ser capaz de liderar o PS. O problema é o dia a seguir ao 28 de Setembro. O PS parece dividido de forma insanável e arregimentado numa luta fratricida e sem fim. Nas eleições de 28 de Setembro que são primárias não haverá com certeza problemas com quotas : todos os militantes podem votar tenham ou não as quotas pagas. Não sei se haverá o problema de ainda irmos assistir a defuntos ressuscitarem e irem votar. Vamos esperar para ver.

Os simpatizantes que se inscreveram que são na ordem dos 75.000, podem votar mas muitos deles nem lá vão.

Sinceramente não sei quem vai vencer!? António José Seguro mostrou uma desenvoltura e capacidade de resistência interessante. António Costa pensava que isto seria favas contadas mas não sei não.

JJ